Vídeo Arte Interactiva

Vídeo Arte Interactiva

quarta-feira, 11 de junho de 2008

: Estado da arte (ponto de vista teórico/histórico)

_Apresentação de conceitos

O termo vídeo arte refere-se a um campo da arte que teve uma enorme ascendência a partir dos anos 90, passando a ter um maior desenvolvimento e acessibilidade o que permitiu a criação de projectos vídeo e de instalações interactivas baseadas no vídeo, em que o movimento resulta num dialogo interactivo entre homem -maquina / maquina – homem.
As diversas motivações e finalidades de criação exploram e quebram enumeras regras e possibilidades que o vídeo dispõe nos dias de hoje, permitindo um novo tipo de experiencia e experimentação.
Artistas como Frieder Wiess no seu projecto “Text Collider” uma peça interactiva onde os textos projectos no ambiente virtual interagem com os bailarinos ou com a audiência a partir do movimento que é registado e convertido em dados, Camille Utherback é outra artista que se insere neste campo, exemplificando o seu projecto “Alluvial” de 2007 onde o movimento do utilizador influencia as animações projectadas num ecrã.
A Pop Arte que resulta numa linguagem visual através da apropriação de figuras e ícones das culturas de massas. A utilização de imagens que constituem a cultura popular em oposição á cultura de elites na arte, tentando dar ênfase ao banal ou a elementos kitsch. A utilização de técnicas aliadas á mecanização da arte, retiraram alguma importância às técnicas mais tradicionais da arte que davam uma importância extrema á mão do artista, como ferramenta primordial.
A sua relação directa com o Dadaismo ao explorar temas comuns, como o estudo e a introdução de símbolos e de produtos da cultura em massa nas suas obras através da “collage” e “assemblage”. Os elementos eram retirados da televisão, fotografia, banda desenhada, cinema e publicidade, com o objectivo de uma crítica irónica á sociedade pelo seu fervoroso desejo de consumo.
As semelhanças de Anatomias Urbanas para com os projectos e correntes acima descritos e de muitos outros, que apesar de não estarem referidos não deixam de ser relevantes para esta área são claros.
A interacção para com um sistema de vídeo que transforma o movimento num utensílio que resulta na mudança do espaço virtual.
O discurso visual irónico insere-se nas características mais comuns da Pop Arte. A apropriação de imagens retiradas da internet, a vasta rede de comunicação que ocupa nos dias de hoje um lugar de extrema importância para a sociedade e a sua construção arbitraria das através da colagem.

Nenhum comentário: